quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

SUSIPE CONFIRMA A CONSTRUÇÃO DE PRESÍDIO EM SALVATERRA.

Fonte: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=974878639206659&set=o.158736160920559&type=1&theater&notif_t=photo_comment

Nas últimas semanas fomos todos surpreendidos com a divulgação de um contrato celebrado pela Prefeitura de Salvaterra e pela SUSIPE (Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará) onde um terreno de mais de 18 mil m² foram doados para SUSIPE, localizado na Vila Cadeirão, medindo 200 m² de frente e 90 m² de fundo, o contrato já foi assinado ano passado, e até bem pouco tempo ninguém sabia da existência dele, mas ainda não tínhamos uma confirmação da construção do presídio em Salvaterra, até agora.

Com as movimentações do Movimento Acorda Marajó, resolvi fazer um teste e entrei no perfil da SUSIPE no Facebook, para minha surpresa obtive resposta, vale ressaltar que o perfil da SUSIPE tem um link na home Page da SUSIPE, e a resposta que obtive foi a seguinte: “A Prefeitura de Salvaterra fez a cessão (doação) de um terreno para a Susipe onde será construído um novo presídio no município. A doação foi feita sem qualquer ônus. Sua dúvida foi esclarecida?”

Minha dúvida foi esclarecida, mas ainda temos outras, a primeira qual é o tipo de presídio? De segurança máxima, se é albergado, enfim, o que será construindo, pela área cedida, não cabe um presídio de segurança mínima, pois pela legislação o de segurança mínima deve ter pelo menos 1000 apenados, quando o de segurança mínima 200!

Logo o que deve ser construído é um de segurança máxima, ou seja, os mais perigosos marginais serão nossos vizinhos, e os riscos de fuga, de rebelião de tudo que pode afetar nossos lares, sem contar no impacto ambiental que significa uma construção dessas no Caldeirão, que tem outra particular, o Caldeirão é uma área quilombola, será que não tem regras claras para a utilização da área pública.

Cabe outro questionamento, uma construção desse porte não deveria ter audiências públicas para se discutir com a comunidade? Não deveria ter passado pela Câmara de Vereadores a doação do terreno? O que mais não foi realizado?

A população do Marajó deve estar atenta e o Movimento Acorda Marajó deve mobilizar os setores sociais para debater de forma séria, temos que tirar uma posição em relação a construção desse presídio, do meu ponto de vista sou contrário, mas esse é o debate!



0 comentários: