quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Mais uma conquista do Movimento Acorda Marajó




Há alguns muitos anos um grupo de militantes revolucionários lutava pela conquista da meia-passagem em Belém e a conquistaram. Hoje beneficia milhares de crianças, adolescentes e jovens. Agora, algumas pessoas que fizeram parte desse movimento histórico também fazem parte hoje da comissão do Movimento Acorda Marajó junto com mais um grupo de revolucionários que lutam por causas sociais. O foco do Movimento é bem simples: a redução imediata do valor das passagens hidroviárias para o Marajó! Além, é claro, de muitas outras como a abertura para licitação de novas empresas de embarcação, serviços com mais qualidade, viagens sem muita demora, a quebra do monopólio, meia-passagem para todos os estudantes do interior, independente de onde moram e de onde estudam!
Sou Jéssica Marina Raiol Fôro, estudante de Letras da Universidade Federal do Pará Campus de Soure, coordenadora do Centro Acadêmico de Letras, componente do Movimento Acorda Marajó, jovem mulher, mãe solteira e muito sonhadora! Mas não sonho sonhos fantasiosos, sonho por justiça, igualdade social, econômica, sonho por dias melhores. Mas não apenas sonho, luto para que tudo se torne real! Por isso que faço parte de um dos maiores Movimentos sociais hoje no Brasil, que tem repercutido com total força em todos os níveis, um Movimento sério e pacífico.
Já tivemos que fechar a PA 154 no fim de junho deste ano, para chamar a atenção das autoridades responsáveis pelo transporte no Marajó, logo, tivemos várias reuniões com a ARCON, Ministério Público, empresas, e as mais recentes, com a ALEPA, onde se propuseram a nos ajudar nesta luta. Quero deixar bem claro que o objetivo do Movimento não é somente apontar os responsáveis pelas mazelas da nossa região, mas sim somar para termos um Marajó melhor.
Bem, ao que se refere à meia-passagem, meus argumentos são bem claros, sabemos que os polos centrais das Universidades Federal e Estadual do Pará ficam situados na Capital Belém, portanto quando precisamos recorrer a algum material bibliográfico especifico, que não tenha nos campi (e geralmente não tem mesmo!) temos que ir a  Belém; quando precisamos complementar a carga horária com atividades de extensão (obrigatório em todos os cursos) como fóruns, oficinas, cursos, eventos acadêmicos em geral, temos que viajar para Belém ou para outros municípios. Na UFPA existe um programa que ajuda alunos em trabalhos de pesquisa e extensão, mas somente quando tem algum professor orientando e coordenando, e é muito burocrático! Não podemos contar com esse recurso!
Com o Movimento Acorda Marajó e o CA de Letras da UFPA/Soure tivemos mais uma pequena conquista, o regulamento da carteirinha intermunicipal determina que o cadastro deve ser realizado apenas uma vez ao ano, mas tivemos uma reunião dia 03/10 na ARCON com o setor responsável, e saímos de lá com a agenda marcada para nova realização de entrega das carteiras e novos cadastros em Soure (dias 16/10 à tarde, 17/10 manhã e tarde) e em Salvaterra (dia 18/10 manhã e tarde).
A lei que regulamenta e determina a questão da meia-passagem deve e pode ser mudada imediatamente! Para que todos os estudantes matriculados nas instituições cadastradas possam viajar para seus destinos pagando apenas a metade do preço!

Vamos á luta sempre!

 #MovimentoAcordaMarajó.


#CentroAcadêmicodeLetrasSoure.

0 comentários: