quinta-feira, 18 de setembro de 2014

E A ELEIÇÃO NO PARÁ!

O processo eleitoral no Pará esse ano nada mais é do que a liturgia do mesmo, ou seja, entra ano e sai ano, o processo continua a mercê do Sr. Jader Barbalho, que desde o processo de democratização manda e desmanda, todos os seus aliados ou adversários de alguma forma passaram pela sua orientação política!


O Partido dos Trabalhadores que na década de 80 do século passado surgiu como antagonista do processo político no Estado do Pará, se ligando aos movimentos de trabalhadores rurais, combatendo o latifúndio e o desenvolvimento desordenado do capitalismo na Amazônia, colocando-se do lado dos povos da floresta, em defesa da sustentabilidade, agora é aliado de primeira hora do PMDB.

Já o PSDB, oriundo quase exclusivo de ex-pmdbistas desde sua fundação, se aliou ao que mais de atrasado tinha nesse Estado, os latifundiários, uma corja de assassinos, bandidos e ladrões!

Essas três forças políticas de uma forma ou de outra vem se revezando no poder, sem modificar em nada o processo de desenvolvimento doentio do capitalismo na região, o Sr. Jader mantém-se como um Deus, agora com o apoio do PT, acima do bem e do mal, deve-se reconhecer o papel de Estadista que ele desempenha, mas falta a ele a coragem de colocar o Pará no processo de desenvolvimento com inclusão social que o resto do país atravessa.

Ao Partido dos trabalhadores, na qual sou filiado desde 1988, viu seus acalorados debates da década de 80 serem paulatinamente serem substituídos por outras pautas, mas ao PT paraense falta uma expertise, um grupo de intelectuais mais comprometidos com estratégias maiores que o simples processo eleitoral, o que distancia ele do PT nacional em todos os principais temas da pauta nacional, mesmo quando era governo, não passou de um arremedo, com pesadas criticas do PT nacional!

A medida que mudou o conjunto de pautas do debate dentro do PT, priorizando a tática eleitoral e não a estratégia de poder na luta pela hegemonia, se transformou em mais um players do viciado processo controlado a mão de ferro pelo Sr. Jader Barbalho, ou alguém dúvida que desde 1982 todos os governadores foram eleitos com seu apoio? Mas voltando, a mudança de pauta do PT paraense o fez ser apenas mais um no processo eleitoral, e o vai e vem de sua direção política, reduziram toda a capacidade de mobilização social, organização social e direção política dos diversos setores progressistas do estado.

O PT ao se submeter a este papel secundário, e consolida isso ao apoiar Helder, coisa parecida que a DS vez no governo Ana, vendeu a eleição do da Governadora para ter um deputado federal, o PT paraense vende toda uma estratégia futura de poder, para ter um senador, e o terá, Paulo Rocha será eleito senador!

Até que ponto sonhos individuais deverão prevalecer sobre a necessidade coletiva? Enfim, o fato é que as eleições passaram e ainda passam pelas mãos habilidosas do Sr. Jader Barbalho, na qual faço reverência, sua habilidade política me surpreende a cada dia, a diferença hoje, é que depois de tanto tempo fazendo a mesma coisa, podemos construir metodologias de análises que permitam descobrir seus processos e passos, que não ultrapassam a lógica do desenvolvimento do capitalismo tardio na região, mas que mesmo assim pode ser considerada uma força progressista, mas isso é tema para outro artigo.

Eu vou me submeter novamente as diretrizes partidárias nas minhas ações legais, mas minha consciência grita e me permite fazer essas análises, enfim, seja qual for o resultado do pleito no Estado o PMDB se manterá no poder, e ao PT caberá somente espaço em um futuro resultado favorável ao Helder, com relação ao Jatene, tenho convicção que ele quer sair pela porta da frente do palácio de despachos, encerrando o ciclo tucano no governo, mas a máfia por trás deles já trabalha novas marionetes, algumas inclusive são candidatas ao senado.

Resta destacar nessa eleição a participação do PCB, que não lança candidato majoritário desde a década de 40! Mesmo com o reduzido tempo de TV, e com sua pouca militância mostra a cara, o Partidão aqui no Estado já foi organizado em mais de 75 municípios, vamos esperar para ver quais os passos do PCB no estado, mas se seguir a linha do seu Comitê Central, ficará ainda esperando as cartas psicografadas de Lenin, para romper com uma possível burguesia progressista, seu poder popular não está sustentado na construção de um partido de quadros profissionais, mas sim em um grita para se diferenciar do PSOL e do PSTU.

Esses últimos tem uma clara estratégia de consolidar o ex-prefeito de Belém como seu principal quadro, estratégia que o PT podia copiar, mas sem lenço e sem documento, o PT abdica seu papel de protagonista da história no Pará. Caberá o PSTU toda vez que o Edmilson chegar ao segundo turno de qualquer eleição, romper com ele, assim como foi na última eleição para prefeito.

Enfim, é uma eleição sem nenhuma novidade, sem nenhum sal ou debate que possa trazer para a sociedade paraense um pitada de esperança em dias melhores, caberá ter esperança que o segundo governo da Presidenta Dilma possa soergue um processo de desenvolvimento local a partir de ações externas, por que, todas as forças políticas do estado estão refém de sua pequena visão! 

Para Deputado Federal a coligação que coloca dois grandes partidos deve fazer a maioria dos parlamentares federais, mas não acredito no número “11” que esperam, o PT deve manter seus 04 deputados federais, podendo haver alguma surpresa de nomes, o certo é que Ana Júlia e Beto Faro estão liderando, outros parlamentares como o Miriquinho, Puty e Zé Geraldo ainda estão correndo atrás, deve-se atentar para o atual Presidente do PT estadual Milton Zimmer e o ex-deputado estadual Carlos Martins, enfim, sem contar com os candidatos do PMDB, que ao final, em uma eleição proporcional, a disputa acaba sendo uma corrida entre membros da coligação.

Já a deputado estadual a mesma frente deve manter os dois partidos como os maiores da Assembléia Legislativa do Estado, PT e PMDB devem ampliar seus deputados, acredito que o PT repita seus atuais parlamentares, com exceção da deputada Bernadete, mas quero crer em nomes como o do deputado Bordalo, Zé Maria, Edilson Moura, Airton Faleiro, além é claro do professor Alfredo Costa, outros nomes podem surpreender, mas seria muito arriscar nomes, vou ficar devendo isso com mais precisão!

Deve se destacar a audácia do PCdoB em lançar chapa própria para deputado estadual, um risco enorme em uma conjuntura desfavorável, mas enfim, se obter o coeficiente, meta difícil, deve eleger um, no caso a ex-deputada e atual vereadora de Belém Sandra Batista deve ser o nome, com uma história consolidada, e como vice-prefeita do atual candidato ao governo Helder, leva ligeira vantagem, mesmo sendo uma campanha apenas militante, boa sorte Sandra!

Enfim, o blog Dilacerado acompanhará atentamente esse desenvolvimento, obviamente que o processo eleitoral é uma caixinha de surpresas, mas a habilidade de projetar o futuro não é uma ciência exata, e como toda afirmação é merecedora de crítica, certamente não vamos agradar a todos, o concreto nesse momento é que o processo eleitoral começa a se modificar, mas ficando sempre com a máxima que “o povo tem o governo que merece”, isso me lembra também outra máxima do futebol que diz “que pênalti é tão importante que quem deveria bater era o presidente do Clube”, pois em eleição é a mesma coisa, ela é tão importe que deveria ter um critério universal para votar!

Esse critério deveria ser a realização de um curso de graduação, como se vota! Com duração de 04 anos, e como a necessidade de defesa monográfica ao final do curso, só poderia votar quem realizasse esse curso! Mas como isso é ainda um sonho distante, salve-se quem puder! Por que afinal de tudo, seremos reféns dessas escolhas até a próxima eleição! 

Marcelo Bastos.

0 comentários: