sexta-feira, 13 de junho de 2014

Copa do Mundo: Dois lados da moeda!

Ontem foi a abertura e o jogo de estreia da copa do mundo de futebol, tenho em minhas memórias, a viva lembrança da seleção de 1982, que alguns dizem que foi a melhor de toda a história, mas que em um fatídico jogo contra a Itália, e um dia inspirado de Paolo Rossi, marcando três gols, enfim, nesse época morava em Brasília, na Asa Norte, na 312, bloco A que ficava de frente para o Eixão, lembro que todas as manhãs atravessava as várias pistas que compunham o complexo central de Brasília, que liga a Asas Norte e Sul ao Pilotis do avião, nesse período a Ditadura Militar ainda estava em alta, mesmo com o início das manifestações, lembro de ver várias vezes o carro presidencial levando o então Presidente, o General João Baptista de Oliveira Figueiredo, sua comitiva contava com batedores de motos e mais dois carros que o acompanhavam. Pontualmente ele passaria por lá até o fim de seu governo.






Brasília á época ainda era uma cidade pacata, apesar da Rockonha, que acabou revelando o Rock de Brasília para o mundo, de sua chatice, a juventude de Brasília reinventou sua inercia com sinergia e muito rock! Nesse período eu estudava na Escola Parque da 409, e na abertura da Copa da Espanha em 1982, participei da minha primeira passeata, dando a volta no quarteirão da escola, e indo até a escola parque.

A primeira passeata a gente nunca esquece!

Com o resultado de ontem o Brasil começa com o pé direito rumo a mais um título mundial de futebol, a seleção já deveria ser Oconcur e naturalmente apareceria apenas para apresentações em eventos, tal a qualidade, mas não podemos garantir a genialidade de geração para geração, e com os atuais recursos tecnológicos em área como a genética, química e fisiológica, podemos imaginar que esses detalhes em nosso DNA possam ser reproduzidos em escala industrial em pouco tempo.

Então por que cargas d’água, esse barulho todo por um evento como a copa do mundo, em 1992 tivemos a ECO, primeira conferência mundial sobre o meio ambiente organizada no Brasil, alguém lembra dos custos de realização dela? Mas alguns dirão que era um debate necessário, e eu sou obrigado a concordar, mas o futebol nesse país é quase uma religião onde os templos são os estádios, e os santos e pastores são os jogadores, afinal se Deus é brasileiro, logo o futebol é a encarnação de todo esplendor humano.

O debate central não está em realizar esse ou aquele eventos, e nem nos milhões de reais que foram ou serão gastos com esse tipo, só o desvio do Sr Nicolau, proporcionalmente representa muito mais que tudo isso, e o trensalão tucano, por que aqueles que vão para as ruas dizer que não vai ter copa não denunciam, por que eles fazem frente única com o PSDB e Democratas, essa é a razão, enquanto isso o verdadeiro debate fica em baixo do tapete.

E qual é esse debate? 

Os milhões que poderiam ser gastos na saúde e educação?

Também não, o debate é deveria ser a superação do capitalismo, e de suas mazelas, tudo o que ocorre tem uma única origem, que é a exploração do homem pelo homem, as disputas políticas, as crises econômicas, a miséria, a fome, as guerras e tudo o mais são produtos diretos do processo perverso de aniquilação econômica do capitalismo, orquestrada por banqueiros, bilionários e governos títeres.

Mas esse debate não acontece mais, estamos na superficialidade dos fatos, do que jeito que querem os donos da inteligência, em outros artigos, já tinha defendido a tese que a chegada da internet o bureau do capitalismo tinha arrancado um de seus braços que era a informação, pois querendo ou não todos tem acesso a elas, mas falta massa cinzenta para processa-las e transforma-las em conhecimento, e ainda falta senso crítico para processa-las em saber.

Esse foi o preço que a burguesia pagou pelo fim do Socialismo Real e da ex-URSS, mas seus principais teóricos, do chamado capital intelectual estavam a todo vapor produzindo saberes para serem dimensionados e avaliados pelos novos gestores do capital, um preço pequeno para ser pago, frente a estupidez humana em grande escala, para ser mais preciso em escala global!

Que tenha a copa, mas que tenha também saúde e educação, mas para isso temos que superar o modelo de desenvolvimento estabelecido pelos países ricos para o terceiro mundo, no qual o Brasil, país imperialista, precisa ficar na porta da cozinha sem acesso a sala de jantar onde os países ricos se regozijam em verdadeiros banquetes vendo a esquerda e o PT se digladiarem, e ambos esqueceram dos reais motivos de nossa existência e luta política.

Quando a mim, que estou em Soure, principal foco de luta contra o fascismo hoje no país, sigo a vida, mesmo sob ameaça e perseguição. Aqui a luta política revela-se uma verdadeira tormenta, mas mesmo assim, com a tranquilidade peculiar dos marxistas, que tem em suas mãos a principal ferramenta de análise, o materialismo histórico e dialético, os ânimos estão mais calmos, está na hora de contar os “corpos” e verificar o que sobrou, mas essas horas também são verdadeiras oportunidades para se estabelecer uma nova direção para os movimentos sociais, os setores mais progressistas devem unificar-se para lançar mão de um grande ofensiva contra os fascistas, é nisso que estamos trabalhando.

Enquanto isso, o prefeito João Luiz deve retornar a cidade, assume a gestão novamente e tocar de imediato todas as reformas que são necessárias nesse momento de crise, inclusive corta a própria carne se assim o for necessário, mas não sob a ameaça de fascistas, mas sim como decisão estratégica de sua própria gestão e consciência, quando a mim, ficarei em Soure o tempo que ele necessitar de meus préstimos e serviços. Enquanto isso ficarei torcendo para Lionel Messi e para a Argentina darem o espetáculo que tanto imaginamos e sonhamos nesse copa.

0 comentários: