sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Depois do fim do PED, será que vamos ter o fim da cretinice!


Logo após a proclamação da Constituição em 1988, eu comecei a participar do Fórum Nacional de Educação, no ano de 1989, fui diversas vezes em Brasília, os debates aconteciam no Congresso Nacional, e várias vezes tomei uso da palavra, naquele momento vivíamos a transição entre vários anos de ditadura e começávamos a vivenciar os primeiros meses de uma democracia recém-descoberta. Lembro-me que as pessoas ficavam me ouvindo perplexas com os relatos de como era a educação em nosso estado do Pará, não poupava críticas ao Governador Hélio Gueiros e sua esposa, que dividia o título de 1ª Dama do Estado e de Secretária de Educação.



Contudo, meu grito era de um adolescente que almejava acima de tudo ser ouvido, tinha a ingênua esperança que meus apelos pudessem de alguma forma se transformar em ações (políticas públicas), queria mesmo que alguém ali pegasse em minha mão e me convidasse para mudar o mundo, mas ali, em meio a uma euforia sem antecedentes na história, o debate mesmo que qualificado seria apenas um registro de ideias e fatos, o momento político colocava a mesa o então Secretario de Educação da Prefeitura de São Paulo, o companheiro Paulo Freire, Moacir Gattodi e tantos outros, o que restou então?

No mesmo ano eu tive a oportunidade de votar pela primeira vez, aos meios 16 anos, votada em Lula para presidente, no primeiro e no segundo turno, conquista da juventude o voto aos 16! Conquista minha ter a capacidade de estar no PT, fazendo campanha e votando.

Contudo os anos se passaram e de tudo o que foi dito e construído pelo PT, em sua ampla maioria, inclusive sobre educação ficou restrito aos diversos fóruns que participamos durante toda a nossa vida, em outros textos já comentei sobre a capacidade do PT e de sua direção política em articular esses tipos de encontros e para que eles servem, dentro de minhas possibilidade classifiquei como “assembleísmo petista”.

Hoje, desgraçadamente, toda a cúpula partidária atua com uma cretinice política que beira a soberba, no Pará isso não é diferente, se podermos fazer um balanço dos últimos anos a gestão beira a paralisia, mesmo com toda boa intenção de seus dirigentes, o problema não é de administrar e sim político, os rumos que o partido tem tomado, e me preocupa sobremaneira, a forma como alguns dirigentes e figuras públicas estão se apressando em declarar apoio ao PMDB, acho que devíamos fazer esse debate ainda dentro do PT, não de uma forma subterrânea, mas pública a aberta a sociedade!

No mais quero aproveitar e fazer uma autocritica em relação ao meu último artigo “O fim do PED e do PT!”, quero me retratar, para alguns eu fui longe de mais em propor um tribunal interno, peço desculpas, as criticas ecoaram, e somente agora percebo que cometi um equivoco, como pude cometer é algo que ainda vou refletir durante muito tempo, mas reitero meu posicionamento, o PT precisa se renovar, inclusive com suas práticas políticas, esse foi meu erro ao apontar diretamente a um tribunal, devemos em primeiro lugar dar a oportunidade ao que se dizem petistas de sair espontaneamente do PT sem passar por um julgamento, devemos apenas definir um prazo para que isso possa acorrer, e só depois, eu disse só depois é que o tribunal teria a obrigação de julgar as cretinices imbecis de filiados que não percebem o desafio histórico do PT.

Teríamos que ter pelo mais 50 anos para transformar esse país, no início falei sobre a Educação, depois de mais de 500 anos de abandono, a educação emerge como um palco de afirmações e se combina no debate de desenvolvimento do próprio país, mas ainda é pouco, ainda estamos muito tímidos nas mudanças que esse país precisa e que os explorados almejam esse é o fato!

Como vamos fazer essas mudanças se processarem mais rápido é o desafio, mas enquanto nosso partido for dirigido por cretinos duvido que possamos avançar rumo ao que debatemos durantes os anos posteriores a proclamação da carta constitucional deixou as ruas e ficamos nos gabinetes, toda uma geração militante, que lutou contra a ditadura hoje está com seus dias contados, cansados e amargurados com seu próprio fracasso, com sua mea culpa, derrotados e por fim elevados ao mais alto escalão do país para acumulo individual, o PT não cairá sem resistência de seus lutadores e não vamos nos calar, nem agora e nem amanhã!

0 comentários: