quinta-feira, 11 de julho de 2013

NOTA OFICIAL DO MOVIMENTO ACORDA MARAJÓ



O movimento acorda Marajó nasce com um único objetivo, organizar a luta do povo marajoara para a construção de soluções para o enfrentamento da situação de extrema pobreza que se encontra nosso povo, assim começou-se a identificar nossos problemas em comum, e o primeiro foi o problema de transporte, com os sucessivos aumentos de tarifas e com as péssimas condições dos barcos que fazem a linha entre Belém e o Camará.


Mas foi Salvaterra que deu o ponta pé inicial, fechando a PA 154 há quase um mês, dessa vitoriosa luta, originou-se uma reunião com representantes dos movimentos sociais que estiveram à frente da luta, além, é claro. De muitos outros companheiros e companheiras que se identificaram com a luta, como por exemplo, o movimento ‪#‎vempraruasoure‬, e tantos outros lutadores sociais.

Na saída da ARCON

Nessa reunião na camará de Salvaterra, com a participação dos representantes da ARCON-PA e da secretaria estadual de transportes, aonde seus representantes vieram e simplesmente não falaram nada que pudesse vir de encontro às aspirações do povo marajoara, era preferível terem se calado, após isso, foi tirada uma comissão com 04 representantes de Salvaterra, 03 de Soure e 03 de cachoeira do arara, essa comissão a partir de então começava a trilhar os rumos da luta e da mobilização, com toda a assistência de lutadores e lutadoras sociais dos municípios envolvidos.

Isso tudo foi em uma quinta feira 27 de junho d, já na segunda, 01 de julho, reuniríamos mais uma vez a comissão, na uepa-salvaterra, e lá foi combinado que a comissão aguardaria as resposta das nossas reivindicações até a quarta (03 de julho) representantes da ARCON/PA e da SETRAN, mas que, infelizmente não vieram. Nesse mesmo dia ficou decidido que o movimento acorda Marajó, se tornaria a ferramenta de luta de todo o povo marajoara, e decidiu-se mostrar definitivamente a força de luta desse povo heroico e vencedor.
Estamos aqui contando essa história para dizer, que não foi nenhum prefeito, vereador, político ou quem quer que seja, nem mesmo foi uma dádiva dos representantes da Arcon, do governo do estado ou uma doação dos empresários, foi uma conquista!

A estudante e representante de Soure Jessica Raiol


Uma conquista de quem amanheceu na rua, bloqueando as pistas, fechando a PA, das comunidades envolvidas, da juventude, dos estudantes, dos lutadores sociais, e para aqueles que pensam que chegamos ao final, aviso! Só estamos no começando e queremos chamar a todos que se acham parte desse processo a estarem prontos para a continuidade da luta, pois só vamos parar quando o monopólio for quebrado!

Nenhuma trégua será dada, se a conquista agora foi em relação aos valores da passagem, tanto nas balsas como nos navios, nós dissemos agora em alto e bom som, vamos ocupar a PA 154 todas as vezes que nos sentimos ameaçados. Vamos fechar a PA toda vez que a luta assim exigir, não nós dobraremos a ninguém, a força do povo será mostrada quantas vezes forem necessárias! O Marajó unido vencerá!
Movimento acorda Marajó.

0 comentários: