sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O RESGATE DO MOVIMENTO SOLIDARIEDADE E A ATUAL ETAPA DE DESENVOLVIMENTO DO PT NO PARÁ


Painel de Diego Rivera.

O PT no Pará está em um momento delicado, após anos e anos de construção partidária estamos frente a frente com uma importante decisão, ser o partido dirigente que sempre nos propomos, ou virar uma legenda de aluguel, recusando participar do desenvolvimento que o PT nacional vem patrocinando no governo federal, sim companheiros, esse é o nosso momento, os últimos resultados eleitorais indicam nosso tamanho, mesmo inflado pela gestão do Governo do PT no estado, sim governo do PT, não tivemos a chance de discutir mais profundamente seus resultados, mas sejamos sinceros, o que vemos dentro da militância é um setor que defende cegamente, sem crítica, o legado da companheira Ana Júlia, e outro setor que fez corpo mole, mas criticava em bares, escondidos, a ainda hoje não sabem o que aconteceu.
Faltam poucos dias para as eleições e no estado estamos sofrendo o reflexo do governo do PT, mas sejamos sinceros companheiros e companheiras, isso é mesmo importante, nós deixamos levar pelo lado eleitoral, digamos assim, viramos “movimentistas” de eleições, ano que não temos calendário eleitoral externo, temos o nosso interno o PED.
Em nossas reuniões deixamos de discutir a conjuntura, para tão só e simplesmente fazer campanha, temos hoje profissionais especialistas em eleições, até mesmo desenvolvemos redes para facilitar o acesso e controle de eleitores, um invenção fantástica, mas que se limita a eleições!
Eleições! Eleições! Eleições!
Foi isso que restou do PT?
Calma, o que é ruim ainda pode ficar pior!
As eleições em Belém têm várias particularidades, a campanha em si já evidência uma tendência, a de militantes do PT fazendo campanha para o Edmilson, do PSOL, de forma aberta, mas o que aconteceu com eles? Nada! Nem comissão de ética, nem denúncia, apenas alguns pouco filiados tomaram atitude e denunciaram em suas páginas pessoais em redes sociais.
O que ta acontecendo com nosso partido? O que nos transformamos em um aglomerado de pessoas que simplesmente rasgaram nosso código de conduta.
Tudo bem, é acertado apoiar Edmilson nesse segundo turno, mas se Edmilson ganhar as eleições o que vai acontecer, vamos participar do governo do “povo”? Ou vamos parar um pouco e nos organizamos, nos bairros, nas escolas, nas universidades, mas igrejas, nos sindicados, e nos mais diversos movimentos sociais, essa é a hora de escolher que PT queremos? Uma coisa é certo tem muita gente que vai mudar de legenda como quem muda de roupa, e para quem vai, tchau!
Uma maquina eleitoral, que já está quebrada, simplesmente não ganhamos nada, já se perguntaram o porque?
Sinceramente companheiros têm filiados ao PT quem nem sabe e nem leram nosso estatuto, e o pior o Diretório de Belém também esqueceu aplicar ele!
Mas o que temos que nos preocupar em quem vai ficar no PT a partir dos resultados eleitorais de 2012 aqui no Pará.
Por esse motivo alguns militantes do Movimento Solidariedade reunidos em Santa Luzia do Para, no dia 23 de setembro decidimos em reconstruir o movimento enquanto tendência interna ao PT, ainda achamos que nosso manifesto de lançamento continua atual e reivindicamos o legado construído, sua produção teórica, mas acima de tudo a forma de fazer política, reivindicamos também o nome da tendência, pois acreditamos que fomos parte fundamental para que o Solidariedade fosse reconhecido no país, no estado e na capital!
Por hora relançamos nosso manifesto e convidamos a todos os filiados e filiadas do PT a virem construir um partido de massas, de lutas e solidário!

MANIFESTO DE FUNDAÇÃO DO MOVIMENTO SOLIDARIEDADE

Aprendemos muito nesta trajetória, passamos a sonhar com liberdade, justiça e fraternidade. Passamos a acreditar numa perspectiva de construir uma sociedade socialista no Brasil, Entretanto, o desvio personalista do culto das lideranças, a ausência de referenciais de solidariedade e de respeito à nossa militância, a dificuldade de afirmar novos paradigmas que acenda a chama da esperança e a renovação de nossas utopias, têm nos preocupado, e ao mesmo tempo nos anima a buscar alternativas de construção de uma sociedade socialista e solidária. Lançamos uma idéia de organizarmos um movimento denominado SOLIDARIEDADE que exercite a prática de novas relações de companheirismo, de respeito ao outro, de valorização das relações humanas, que temos como meta a luta permanente pela qualidade de vida com liberdade e democracia. Somos favoráveis à luta institucional e a via eleitoral, compreendemos que é possível sermos solidários e ao mesmo tempo administrarmos mandatos eletivos, fazer o trabalho de base, lutar pela vida e valorizar a militância do cotidiano. Queremos afirmar ao conjunto de todos e todas que constrói o PT no Pará e no Brasil, que estamos apresentando um MOVIMENTO SOLIDÁRIO E SOCIALISTA

0 comentários: