segunda-feira, 23 de junho de 2014

Só existirá vitória se unificarmos toda a região do Arari!

Desde o último sábado que o porto da Henfil Navegações está ocupado pelo Movimento Acorda Marajó, pela cooperativa de caminhoneiros e pela cooperativa de Vans e Micro-ônibus de Salvaterra, a principal reivindicação nossa é a redução imediata do aumento concedido pelo Governo do Estado do Pará de 18% para todos os veículos que pretendem fazer a rota Icoaraci-Camará-Icoaraci, não estamos dizendo que esse aumento é ilegal, não o é, mas é de uma imoralidade contra o povo do Marajó que não podemos mais suportar.


Diante do descaso do Governador Pulha Jatene. Não tivemos alternativa a não ser, ocupar o porto na Foz do Rio Camará, e a cada dia que passa mais e mais apoio têm sido dado aos manifestantes, vilas como a União, Maruacá, Joanes, Condeixa, e a própria vila do Camará, estão mobilizadas e pela proximidade estão com a gente no porto, dando todo o suporte que a manifestação precisa para se manter por tempo indeterminado.

Desde o primeiro momento o Movimento Acorda Marajó procurou o diálogo, no dia 16 de junho tentamos uma conversa com a Henfil, na sede a ARCON em Belém, mas infelizmente a empresa não mandou nenhum representante oficial, mas mesmo assim fomos recebidos pela presidência da ARCON e discutimos a pauta comum que temos a agência desde o ano passado.

Depois de 48 paralização já saíram três balsas de Belém e outras três viagens de volta, mesmo sendo avisado que o porto estaria fechado a Henfil vendeu passagens para que causassem transtornos para o passageiros e para o próprio movimento Acorda Marajó, mas todos foram contornados pacificamente, com relação as balsas, de sábado que saiam da foz do rio, todas foram sem veículos, apenas passageiros no sábado, e no domingo a Henfil mandou uma balsa direto para Soure, desrespeitando seu contrato de comodato com o Governo do Estado e ainda não foram sequer notificadas pela ARCON, que finge não ver nada, como se nada fosse da conta dela, essa mesma Balsa, no retorno a Belém, foi obrigada a parar novamente no Camará, para a subida de duas ambulâncias, uma de Soure e a outra de Salvaterra, nessa oportunidade, mais de 300 pessoas estavam sem transporte para Belém, e o Movimento Acorda Marajó tomou a iniciativa de propor a Henfil que levassem esses passageiros sem a cobrança de passagem, o que fato acorreu e a balsa seguiu viagem para Icoaraci.

Chegamos mesmo a propor para a Henfil e para o Governo do Estado que fosse suspenso o aumento por dez dias e que começassem imediatamente as negociações para que pudéssemos desocupar o porto e assim a vida no Marajó poderia voltar novamente a normalidade, mas até o presente momento não recebemos nenhuma resposta o que nós obriga a permanecer no porto do Camará por tempo ainda não determinado.

Mas a luta deve se expandida, com a mudança de ontem, onde a Henfil mandou uma de suas balsas direto para Soure, desembarcando e embarcando para Belém, a partir de hoje vamos ocupar também o porto de Soure, a coordenação do Movimento Acorda Marajó de Soure está nas ruas nesse momento divulgando e chamando o povo para as ruas para ocupar o porto da Balsa em Soure.

Do mesmo modo, que fizemos no Camará, somente a unidade entre a população de Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari permitirá que a vitória possa ser alcançada e com isso daremos mais um passo em direção a dignidade e cidadania para o povo marajoara.


Do mesmo modo, o Movimento Acorda Marajó precisa estar na linha de frente hoje em Soure, para demonstrar que os movimentos sociais são pacíficos, organizados e de luta! Nosso método de luta deve ser contrapor aos lamentáveis acontecimentos do último dia 06, pelo bem do povo de Soure, não podemos ficar com medo de ir para as ruas, os fascistas não podem e definitivamente não vão nos deixar recolhidos.

Estaremos hoje, amanhã e sempre que for preciso par defender o direito ao povo de nossa região de se manifestar pacificamente, mas temos direitos de cidadão e com isso nosso direito de se manifestar pacificamente, e vamos usa-lo hoje em Soure.

Até a vitória bravos irmãos do Marajó!

Marcelo Bastos.

0 comentários: