quarta-feira, 13 de julho de 2016

AOS FATOS DA LUTA PELO TRANSPORTE DIGNO NO MARAJÓ


Foto histórica do Movimento Acorda Marajó, em junho/julho de 203, na frente da antiga sede da ARCON


Fico muito feliz, em ver novamente que os povo marajoara conquista mais uma alternativa sobre o sofrido transportes de Belém - Camará

Lembro que em outubro de 2012, na comemoração da eleição do João em Soure, devo ter sido um dos poucos que disse. "agora depois de duas eleições, uma em Salvaterra em 2004 e outro em Soure em 2012, a nossa luta vai ser pela melhoria dos transportes fluvial, todos nossos esforços, políticos, jurídicos e sociais, estarão a serviços dessa luta".


Como testemunha, tinha ao meu lado os companheiros de sonhos e de luta Dário Pedrosa e o vereador reeleito NIC Junior.

Já em 2013, um grupo de companheiros, resolveu fazer com as manifestações conhecida em junho de 2013, pela primeira vez trouxemos a ARCON para uma audiência na Câmara Municipal de Salvaterra, mas não foi resolvido, então o movimento resolveu fechar a PA.

De 2013 prá cá foram muitas lutas, vários secretários de transportes e diversos diretores da ARCON. O congelamento da passagem, melhoria nos barcos e a Lancha Rápida de Belém para Soure foi uma das primeiras reivindicações atendidas.

Hoje, fico mais uma vez muito feliz, por mais um transporte rápido de Belém para Camará. Mas a luta só será completa quando tivermos uma balsa digna e rápida para Camará. Se será com a Henvil? Ou outra empresa? Tanto faz, o que devemos saber que a Luta Continua.

E para finalizar, as duas lanchas (expresso Tapajós e Banav), devem ter as gratuidades para idoso (Lei nº 10.741/2003) pessoas com deficiência e seus acompanhantes e pessoas com necessidades especiais (PNEs), além da meia passagens para os estudantes (Lei Estadual 7.327/09), pois são reivindicações e conquistas históricas, direitos adquiridos, que não vamos abrir mão!

Parabéns a luta do povo do Marajó!

Newton Pereira

0 comentários: