quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Vitoriosa Campanha pelo Voto Nulo!

Só a luta leva a vitória!

Quando entramos nessa campanha pelo voto nulo já sabíamos dos desafios que iria-se enfrentar, do mesmo modo, sabia-se também, que teríamos uma boa acolhida para quem ainda se importa em manter sua dignidade e confiança no processo de construção de opiniões, mesmo que seja uma opinião revolucionária!

Não entramos nela para ganhar votos ou eleger esse ou aquele candidato, mas queríamos discutir os rumos de uma real organização de esquerda, pós golpe, e que precisa estar atenta para os seus desdobramentos bonapartistas, mesmo que esse termo ainda não seja usual na esquerda e nem na Vanguarda que hoje dialogamos!

Sim, tivemos sim aprendizado, muitos debates francos e ardorosos, mas afinal o que é ser radical se não defender aquilo que se acredita até a raiz! E o fizemos da melhor maneira que nosso curto tempo permitiu, saímos com contatos que querem continuar o debate, que conseguem compreender que a atual conjuntura requer maior mobilização dos atores sociais, dos explorados, dos oprimidos, precisamos nos organizar, partindo do atual estado que se encontra os movimentos sociais, fragilizados, desorganizados e desacreditados.

Nosso caminho agora é a ruptura definitiva com a ideia de reforma do estado brasileiro, o golpe é a prova definitiva que não há mais espaço para dialogar com um setor reacionário e que controla o poder econômico, controla o Judiciário, e acima de tudo, controla o destino desse país, a pressa de chegar ao poder sem conquistar uma hegemonia definitiva dos explorados fez o PT pagar um preço muito caro, e vimos essa mesma pressa hoje no PSOL, particularmente em Belém, onde quem está com ED é progressista e quem não está é PSDB envergonhado ou traidor.

Mas é esse o conceito que concordamos que realmente seja a democracia, sim a democracia é de quem tem a maioria, de quem manda é quem detém o poder econômico, qualquer opinião que não seja a deles merece imediatamente a lata do lixo! A única coisa universal nesse conceito é que tanto a direita golpista como os ávidos pelo poder político na prefeitura de Belém a utilizam meramente para seus interesses.

Nosso objetivo com a campanha era dialogar com setores do PT que a muito havia deixado nosso partido de lado, muitos vieram e fizeram a crítica necessária, estimulados por nossa árdua batalha política interna e que separará o joio do trigo nas futuras disputas internas, mas o campo majoritário não permitirá um debate mais franco e aberto, o que é uma derrota sem limites para eles, pois somente com a estruturação de setores realmente comprometidos com uma revolução podem dar a necessária estabilidade políticas para as ações que o PT precisa para sair da crise, para dar respostas definitivas aos ataques que sofre, desde o risco da cassação de seu registro partidária ate a prisão de seu principal líder: Lula!

Contudo ainda se tem muito a caminhar, certamente não ter-se-á a necessária compreensão dos setores de vanguarda e de luta social para obstruir o avançar do golpe, e a tendência é que a cada nova vitória desses setores haja um completo esfacelamento dos setores progressistas da sociedade, mas essa equação ainda não tem todas as variáveis definidas, algumas ainda estão em disputas, outras já estão derrotadas e umas nem sequer conseguimos travar os embates necessários.

Seja como for o futuro vai requerer profundo grau de sacrifício para respondermos as diferentes etapas da luta de classes que se avizinha, e não temos bons prognósticos futuros, o próprio PT em uma última tentativa de se manter dócil ao Capital lutará para se mostrar confiável, que cumpre os contratos e que pode ainda diminuir o processo de transferência de renda, de diminuição das desigualdades e acima de tudo, de construir uma esperança socialista para o Brasil.

Obviamente que a campanha do voto nulo não esperava sair com a maioria dos explorados votando nulo, como já foi comentado, queria-se mesmo era debater algumas coisas, alguns pontos de vistas, laboratório de organização dos explorados, afinal fazer ciência não é e nunca foi exclusividade da academia, mas fizemos inúmeros testes, resolvermos voltar a falar em revolução, em marxismo, em falência do sistema eleitoral, bonapartismo e tantos outros termos que não frequentava mais o debate da esquerda em nosso município!

Seja qual for o resultado a esquerda no Pará ainda precisa se libertar dos dogmas do stalinismo tão reinante nas forças que se dizem progressistas, elas mesmas forças precisam ser mais honestas, se ainda quiserem utilizar da força e da vitalidade do marxismo, principalmente aqueles que utilizam apenas o nome sem o real comprometimento com a teoria revolucionária, mas acima de tudo, precisamos parar de uma vez por todos em dizer que o processo eleitoral serve para alguma coisa, esse tipo de hipocrisia precisa ser definitivamente banida dos discursos e das ideias da esquerda, seja ela revolucionária ou não!

Ainda é muito cedo para discutir qual foi o nosso papel, mas acreditamos que ao lançarmos luz sobre o debate, a partir de uma ótica revolucionária trouxemos novas preocupações e o debate não deve parar, pelo contrário temos que aprofundar ele dentro e fora do PT, para que afinal, possamos de fato construir um partido revolucionário.

E essa construção passa por plantarmos semente de revoltas e rebeliões, de questionar o Estado e o estado das coisas, da repressão e da garantia efetiva dos nossos direitos, mas acima de tudo é preciso que possamos fazer isso a partir da inserção real nos movimentos sociais, fazer com que eles sejam o trampolim necessário para identificar uma vanguarda que possa levar a cabo a tarefa de construir essas rebeliões e essas revoltas.

E a medida que essas rebeliões e revoltas tomarem as ruas, as fábricas, as escolas, as universidade, de pequenas e grandes cidades, mobilizando homens e mulheres, é que poderemos atrair para o real progresso social, a superação das relações capitalista! Mas é preciso ousar, ter coragem de ir além, de enfrentar o inimigo mais poderoso, mais articulado, mas inteligente, mais preparado, mais armado e acima de tudo impiedoso, que mata pelo simples prazer de acabar com a vida humana.

Temos muito que fazer, muito que debater, e hoje nos temos a ousadia e a coragem de fazer esse debate, de dizer que vamos além, que queremos combinar a luta legal e a luta ilegal, mas acima de tudo queremos construir uma verdadeira revolução!








segunda-feira, 24 de outubro de 2016

CARTA ABERTA AOS MILITANTES DO PT BELÉM!

Reconstruir o PT vai exigir muito mais de todos os militante
Reconstruir o PT vai exigir muito mais de todos os militantes!


Companheiros e companheiras do Partido dos Trabalhadores em Belém esta se aproximando a eleição e estamos aqui defendendo o voto nulo para esse segundo turno por que acreditamos que nenhuma das opções estabelecidas indica um real caminho de transformações e sabem por quê? Porque não se muda a realidade através de eleições e aprendemos isso a duras penas!

Temos que deixar claro que o PT errou! Sim erramos, erramos por que confiamos em nossos dirigentes que se corromperam vergonhosamente, entrando em um jogo perigoso e da forma mais servil possível, o PT deve desculpas a sociedade e aos trabalhadores, mas deve desculpas principalmente a sua militância honesta e lutadora que ainda está na base do partido.

E por essa militância estamos aqui escrevendo que vamos votar nulo e seguir na luta por uma sociedade mais justa e fraterna, mas temos que arrumar a casa, temos que expurgar os que levaram o nome do PT para a lama, cortar na própria carne, devemos expulsar os que comprovadamente deixaram de acreditar em um projeto coletivo para seu benefício próprio, não podemos e nem devemos passar a mão na cabeça de ninguém, pois assim o discurso que o PT é uma quadrilha será confirmado, o que não é verdade, somos milhares de lutadores que não se envergaram ao poder do dinheiro e da corrupção, levantamos todos os dias com a mesma dignidade que ousamos levantar contra a ditadura, e temos muito orgulho disso, temos orgulho de ser do PT e queremos continuar orgulhosos disso.

Por isso defendemos um congresso extraordinário com a presença de todos indivíduos, coletivos ou grupos políticos que tenham uma avaliação diferente, que tenham um pensamento e uma análise que rompa com o silêncio sepulcral da direção do PT, que faça uma autocrítica, não para a burguesia golpista, mas para o conjunto da esquerda, dizendo que o PT ainda tem um papel a cumprir e que não vamos mais negociar nossa alma para ganhar eleições, não acreditamos mais nas eleições, queremos construir uma nova sociedade a partir da luta política nas ruas e nos movimentos sociais, só há esse caminho!

O atalho político que alguns dirigentes afoitos tem para chegar ao poder político de um aparato, seja ele sindical ou de uma prefeitura não pode guiar nossa luta política, devemos romper com o imediatismo e lutar para o longo prazo, pois os retrocessos que esse golpe trará ainda estão longe de finalizar, eles querem nosso sangue, a prisão de Lula e de outros dirigentes e o fim do próprio PT ainda são prioridade dos donos de poder, o PT deve romper com o circo institucional montado e dizer claramente a militância de esquerda desse país que só há um caminho e que esse caminho não é o eleitoral.

Hoje o PSOL, de forma acelerada e afoita, se propõe a substituir o PT nessa nova etapa de luta de classes, mas como diria Marx, a história se repete, em um primeiro momento com tragédia e no segundo momento como comédia! A pressa do PSOL em se tornar “gestão” da crise é tosca e nada de novo apresenta, segue o mesmo modelo do PT, e sua degeneração deve ser ainda mais rápida, falo com profundo pesar desse processo, pois temos lutas maiores e mais importantes para nós preocuparmos, a tendência é que o processo de golpe evolua e seu período bonapartista deve chegar ainda nós próximos meses, e vejo toda uma vanguarda apenas querendo repetir os erros que já cometeram, enfim, cada um tem seu livre arbítrio, mas nós queremos mais, queremos construir o Socialismo e não será no processo eleitoral.

Votamos nulo por que acreditamos que a conjuntural atual exige que uma vanguarda rompa com o circo eleitoral e se prepare para as próximas etapas com firmeza necessária e com o comprometimento original de um militante comunista!

Votamos nulo por que hoje nosso sacrifício será o de começar do zero a arquitetura de uma nova forma de organização política revolucionária e que devemos aprender com os erros do passado, mas que ainda precisamos de uma vanguarda honesta que luta todos os dias para sobreviver e que não se deixou corromper com as benesses do poder.

Votamos nulo por que somos petistas orgulhosos e não desistimos dos nossos sonhos e nem de nossas ferramentas para muda a sociedade, por isso viemos e ficamos no PT, acreditamos nisso, fizemos dessa luta nossa vida! E não aceitamos entrar pela portas do fundos de um campanha mercenária e forte patrulhamento ideológico!

Votamos nulo por que acreditamos que a luta política atual caminhará para confrontos de ruas e para distúrbios sociais intensos e levar a população a acreditar nessas instituições é uma ação tão criminosa quando a dos petistas envolvidos nos escândalos de corrupção.

Votamos nulo por que ainda sonhamos e acreditamos que esse país mereça sua própria revolução e vamos lutar até a morte por ela!

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

O AVANÇO DO GOLPE E AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS!

Ed & Zen candidatos que não representam uma mudança radical, apenas mais do mesmo!

Fico cada dia mais espantado com a esquerda, seja ela em partes ou unida, sério mesmo, as eleições desse ano foi completamente atípica, pois ela é executada em um regime exceção, de um governo ilegítimo, de um parlamento corrompido até alma e um Judiciário vendido. Mas, o que cargas d´água tem a eleição haver com o golpe?

Infelizmente tem tudo haver, a falta de segurança jurídica e institucional que tanto o PT defendeu, acabou por trai-lo da forma mais criminosa possível, vemos os dirigentes do PT batendo cabeça sem saber para onde correr, pode parecer engraçado mais não o é, a porrada foi forte e eles ainda não absorveram que deverá haver profundas mudanças ou o PT corre o risco de desaparecer do mapa político do país, não estou falando só da forma institucional, mas aqueles que não forem presos, devem ser assassinato ou desaparecido, mas essa onde bonapartista deve demorar mais um pouco.

Falo isso por que as eleições foram determinadas para impor uma derrota eleitoral como nunca houve, e coube ao PT ser o derrotado, sendo atacado pela direita consciente e pela esquerda de forma inconsciente (pelo menos eu espero), pois a queda do PT é a queda de todo o processo democrático construindo aqui, o que vem reforçar nossa tese que essa democracia era falsa e que os papas do PT não conseguiram enxergar a tempo e se viram não souberam decifrar esses códigos, que estão expostos ao extremo.

Logo a derrota acachapante do PT deu uma sobrevida a essa falida institucionalidade, até o final do ano, vamos ver as conquistas históricas e as recentes serem completamente envenenadas e aos poucos irão sumir, eles querem arrancar o mais simples lembrar do PT na presidência, mas o erro maior foi do próprio PT que pela manhã falava para as massas que suas vida iriam mudar e a noite sentava com ricos, os burgueses afirmando que a vida deles não iriam mudar, dessa equação já sabemos o resultado.

O golpe deve prosseguir mais lentamente, mas mesmo assim, qualquer pico de mobilização deve ser visto por ele como muita reserva, fomos derrotados, mas ainda temos força política e essa tem que ser exaurida, essa tem que ser vilipendiada, e a próxima tarefa deles é prender o Lula, com o sem motivo, isso não importa mais, e tem gente que acredita que se o Ed ganhar vai levar, quem garante isso?

As eleições agora só apontam um caminho, a de estrutura um grupamento para resistir aos próximos ataques, e sobreviver nesse caos e o voto nulo é a nossa ferramenta para denunciar todo o esquema, pena que uma parte da esquerda se vendeu completamente ao encanto das eleições, e é contra isso que estamos aqui lutando, queremos mais, queremos uma revolução, e para isso temos que entender de uma vez por todas, que não vamos construir isso com o processo eleitoral.

Votar nulo e dizer que estamos vivos, pensando e que queremos mais, e não vamos mais aceitar nenhum tipo de acordo com a burguesia, Ed hoje deu um tiro no pé, ao se envolver com os golpista e assim ele tenta implorar para os donos do poder que ele pode governar ele será o próximo que durante o dia fala aos explorados que tudo vai mudar e a noite fala para os ricos que nada vai mudar!



VoTe nULo e venha construir uma revolução!

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Voto Nulo para se construir uma real alternativa dos Trabalhadores em Belém!



No primeiro turno votei no PT, mesmo com tantas críticas que devemos fazer, e com tantos embates que estamos fazendo, nem mesmo foi divulgado o resultado do 1º turno, a executiva do PT Belém já tinha aprovado apoio ao candidato do PSOL, coisa que queria fazer desde o primeiro turno só não o fez por que o PSOL deixou claro que não queria apoio institucional com o PT e nem fazer qualquer tipo de aliança com o petralhas!

Passado para o segundo turno o PSOL segue se movimentando nos bastidores, tentando atrair lideranças do PMDB, da REDE e do PPS. No caso do PCdoB já tem até uma plenária com a presença do Edmilson, com relação ao PT nem mesmo uma resposta decente a declaração de apoio, apenas o silêncio de quem parece envergonhado de receber esse apoio, mais mas que isso, deixa assim aberta a possibilidade de se defender de futuras agressões tendo como pauta o apoio dos petralhas ao Edmilson.

Aos petralhas que desde o primeiro turno apoiaram o Edmilson, que diga-se de passagem não sou são pouco, nada deve acontecer dentro do PT, por meu turno, que desde o primeiro turno seguir a risca as orientações do PT já fui criticado de tantas maneiras por defender o voto nulo, devo ser punido?

Mas antes disso queria pensar que a executiva poderia fazer um debate mais amplo do que correr e vegetar esse apoio, de se ajoelhar esperando o que? O PSOL que apoio de partido de direita sim, mas não cabe o PT nesse apoio, é essa a única verdade! Pois bem queria que o debate fosse maior, queria poder expressar minha opinião sobre o voto nulo para meus companheiros e minhas companheiras de partido, mas isso a executiva municipal não o fez, como não faz há algum tempo.

Prefiro citar a Liga Bolchevique Internacionalista que em seu blog:

“Para os Marxistas Leninistas a "senha" para apontar as principais perspectivas da luta de classes no próximo não será revelada pelo simples resultado destas eleições fraudadas e manipuladas desde sua gênese, continuamos não depositando um único vintém nestas instituições republicanas, que criaram uma "singularidade mundial" : A urna eletrônica sem a menor possibilidade de comprovação física do voto popular. Não cremos minimamente na idoneidade ou lisura de Tribunais corruptos até a medula, como o STF ou TSE e afins regionais dominados pelas velhas oligarquias. Como nos ensinou Lenin há mais de um século atrás, as eleições burguesas no máximo podem develar um resultado distorcido da luta de classes. Chama bastante atenção o fato da esquerda reformista (PSOL, MAIS, PCB, PSTU, PCO etc..) mesmo após o "show" de fraudes e violações constitucionais que derrubaram Dilma e preparam o terreno para a prisão de Lula ao " arrepio da lei", continuar mantendo uma " fé cega e inabalável" nas instituições decompostas desta democracia dos ricos. Muito nos custa constatar que essa esquerda reformista, hegemônica no movimento social, é herdeira legítima deste regime burguês do qual não pretende jamais se "desfiliar", muito pelo contrário "oferece" suas candidaturas a este circo eleitoral com uma forte maquiagem "ética e socialista". Não acuarão de forma alguma os Trotskistas afirmando que sequer são capazes de “conseguir” uma rentável legenda " oficial" para participar do picadeiro eleitoral, nosso campo de batalha sempre será o da ação direta das massas, na firme defesa da violência revolucionária contra o Estado capitalista. Os Leninistas somente poderão admitir a possibilidade de utilizar o espaço legal, na via da tribuna comunista no parlamento, advogando com total firmeza a instauração da Ditadura do Proletariado, caso contrário não serão candidatos a gerentes da crise estrutural do sistema capitalista.”

Nenhuma das duas candidaturas rompem com o circo, pelo contrário, alimenta-o, disseminando falsas esperanças em sonhos reais, em vez de indicar um caminho para a construção de uma consciência revolucionária, constrói caminho para que as ditas ‘políticas públicas” possam salvar novamente, já vi esse filme no PT e deu no que deu! Ainda tem companheiros e companheiras do PT que acreditam em Eleição, fala sério, não basta o que aconteceu com a Dilma? Postam Lula 2018, é de um cegueira política inescrupulosa, primeiro temos que organizar os movimentos sociais e depois pensamos nas táticas da mudança social, mas eleição, tô cansado!



Voto nulo, e chamo a todos os companheiros e companheiras a se organizarem em um comitê pelo voto nulo e pela construção de uma alternativa real para os trabalhadores, que vise a organização dos movimentos sociais, não temos atalho para o poder político, que privilegie o debate socialista e por fim que rompa com as práticas reformistas e lute pela construção de um genuíno partido bolchevique.