quarta-feira, 30 de julho de 2014

TRE a serviço de quem?

Acabamos de receber a informação que o companheiro Paulo Rocha, candidato a senador pelo PT, nas eleições desse ano, teve seu pedido de candidatura negado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará, por três votos a dois, resta ao Paulo Rocha recurso a ser impetrado a âmbito nacional, mas o certo é que mesmo depois de ser inocentado no AP 470, segue a perseguição política ao Presidente de Honra do Partido dos Trabalhadores, mas segue a sua campanha normalmente, enquanto houver possibilidade de recurso, Paulo Rocha se mantém como candidato a Senador.



O que resta saber é até quando o TRE PA vai ficar subserviente ao Sr. Pulha Jatene, obviamente que esse processo é mais político do que jurídico, não há como fazer esse debate aqui apenas no âmbito juorídico, pois o TRE PA não se comportar como um Tribunal, mas sim como um inquisidor, não podemos e nem vamos aceitar essa decisão, vamos denunciar mais essa perseguição política ao PT, ao Governo Dilma e a democracia.

Segundo a assessoria jurídica do candidato ao Senado, os recursos serão impetrados imediatamente, mas sua candidatura não ficará sob judice, e prossegue a campanha! Todos rumos até a vitória final! Mais informações e com mais detalhes publicaremos mais tarde!

terça-feira, 22 de julho de 2014

Navio Soure já está de volta!

Segundo informações dadas pelo proprietário da BANAV Navegações, o Sr, Carlos Bannach, por telefone o Navio Soure foi, logo no dia seguinte, liberado pela Capitania dos Portos e já está fazendo normalmente a rota Belém-Camará-Belém.


Ainda segundo o Sr. Carlos Bannach, a responsabilidade pelo acidente foi da outra embarcação, que não esperou o Navio zarpar do porto, e com isso foi inevitável o acidente, contudo, deve-se aprender com esse processo, pois com a inauguração do novo terminal hidroviário, aumento o fluxo de embarcações e com isso deve-se prevenir para que não ocorra mais acidentes.

E a Capitania dos Portos deve fica vigilante para que esse tipos de acidentes não repercutam negativamente nas atividades de transportes de passageiros para a Ilha do Marajó, principalmente nessa época.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

ACIDENTE IMPEDE PARTIDA DE NAVIO NO NOVO TERMINAL HIDROVIÁRIO

No último dia 19, o Navio Mercante Soure sofre um acidente, as últimas notícias é que ele foi desatracar do porto no novo Terminal Hidroviário de Belém, que normalmente acontece as 14:30h, para sua viagem diária para o porto na Foz do Rio Camará, mas que devido a ancoragem de outra embarcação com destino a Macapá, houve um colisão.




Essa noticia, por si, é preocupante, ainda mais em um mês atípico como é o mês de julho para o arquipélago do Marajó, que nesse mês recebe diversos turistas, e sem o principal barco que faz essa ligação, deve ter problemas sérios para levar e trazer essa população sazonal.

Contudo o que é preocupante é a limitação de espaço que esse novo terminal trás para a cidade, pois esse acidente no mínimo mostra que apesar do novo terminal, e com isso o fluxo maior de embarcações que aportam na cidade, não há, repito, não há um equipe para controle de fluxo dos navios, pois se houvesse, esse tipo de acidente não ocorreria.

Deve-se entender que a navegação nessa região é assim, barcos não têm freios, e a colisão entre eles e os portos são típicas, mas normalmente são assentadas em pneus que fornecem ao impacto ima refração segura e por assim dizer estacional. 

As cenas que aparecem na TV e nos comentários registrados no levam a crer que a colisão não se deu em uma simples aportação, mas ao contrário, se deu na verdade na saída do Navio Mercante Soure, e com isso abriu um rombo no casco do navio impedindo dele realizar a viagem programada, cabe a ARCON verificar os motivos de sua não viagem e atuar a empresa BANAVE, responsável pelo comodato do Navio e a Capitania dos Portos investigar o acidente, mas que não deve ter prejuízo é a população que se utiliza do porto e dos navios que fazem a viagem para o Marajó.



Já faz alguns meses que o Movimento Acorda Marajó vem alertando para a possibilidade de acidentes com esses navios, além do tempo de uso deles, alguns com mais de 60 anos, tem a intempéries da baia do Guajará, além é claro da duvidosa qualificação de seus tripulantes, vide exemplo disso foi o não resgate de um naufrago pelo Navio Marcos Matheus em maio passado, o qual veio a falecer e seu corpo foi encontrado em Abaeté, a pergunta agora é até quando vamos verificar esses inúmeros incidentes e acidentes, vamos esperar acontecer alguma coisa mais grave para tomar as medidas cabíveis e as providencias necessárias para impedir esses atos criminosos?

Temos que começar a pensar que o transporte para o Marajó deve ser feito com dignidade e urbanidade, que os preços sejam justos e que possa haver mais de uma opção de escolha para os passageiros, e em relação as balsas é mais que necessário quebrar o monopólio desse contrato imoral do Governo do Estado com a Henvil Navegações e com isso abrir para novas empresas a concorrência, evitando assim os absurdos e destemperes de seu proprietário, mas isso o Movimento Acorda Marajó já está providenciando um abaixo assinado que vai percorrer a região do Arari e a região metropolitana para colher 50 mil assinaturas para dar fim a esse monopólio.

No mais estamos felizes em que não tenha ocorrido uma tragédia nesse acidente, mas do mesmo modo, deixamos um alerta, não podemos esperar o óbito de pessoas para tomar conhecimento dessa grave situação que é viajar para o Marajó, temos que mudar isso em nome da segurança, do conforto e da qualidade do modal de transporte, essa é a bandeira de luta do Movimento Acorda Marajó e a nossa!

sábado, 19 de julho de 2014

E AGORA SINDSAÚDE, VAI DIZER QUE NÃO SABIA?

Dizem que quem fala a verdade não merece castigo, mas cá entre nós, tenho dúvidas quando dizem que falam a verdade, no dia 04 de Junho publiquei aqui mesmo no Dilacerado um artigo intitulado “O Sindsaúde a serviço do Governo Jatene”, mas muito não me levaram a sério, imaginaram que era apenas um recalque, por que motivos ainda me fogem de um debate sério, mas hoje venho a público comprovar as palavras ditas no meu artigo anterior, depois de mais de um mês de intensas pesquisas jornalísticas, descobrimos várias ações que comprovam esse fato, mas hoje vamos apresentar apenas uma delas, a menos grave por assim dizer.

No dia 06 de junho o Sindisaúde, em companhia do Bispo do Marajó tentaram um realizar um golpe orquestrado pelo governo do Estado em desestabilizar o governo municipal de Soure, para atingir o PT e consequentemente, o Governo Dilma, e a futura, hoje consolidada candidatura de Helder para o governo do Estado, pois diga-se de passagem, nas duas últimas eleições o candidato tucano, o Sr. Pulha Jatene, perdeu fragorosamente todas as eleições aqui em Soure, e como forma de impedir novo sucesso, resolveu meter os pés pelas mãos.

Em todo caso temos que reconhecer que eles obtiveram certo sucesso em afastar o prefeito, por poucas semanas diga-se de passagem, com atos de selvageria e barbárie, mas o que fica disso é que eles não são organizados ou não foram organizados para pleitear argumentos plausíveis que pudessem justificar a renúncia do prefeito João Luiz, nem tampouco conseguiram arregimentar provas cabais que pudessem, em definitivo cassar seu mandato, o que houve foi apenas um frustrada tentativa de golpe! E nada mais!

Contudo o que temos para mostra é algo mais sofisticado do que eles tentaram fazer com o prefeito, e cabe agora uma pergunta: e agora SindSaúde vai dizer que não sabia?



A Sr(a), Creliane Alves Nunes, em um oficio de numero 11/2012, solicita a prefeitura de Soure o pagamento do repasse de desconto de 2% em uma conta pessoal, como prova os recibos que serão anexados ao final do texto junto com o oficio supracitado, mas o que realmente me deixa indignado é a postura desses senhores, em se colocarem como bastião da moral e dos bons costumes, defensores de uma moral acima do bem e do mal.

O que dá o direito a eles acusarem, julgarem, condenarem e punir o prefeito de Soure, a agressão sofrida na prefeitura, com sua família em sua casa, e em toda a cidade, mostra que esses senhores são a pior espécie de bandidos, o que se escodem e fazem tudo por trás, mas ao contrário deles estão aqui as provas do que digo e afirmo nesse artigo.

R$ 11.207,56 são esses os valores dos recibos que investigamos, pois são documentos públicos, e como públicos todos têm acesso, e estão na prestação de contas que a prefeitura enviou ao Tribunal de Contas dos Municípios onde estão a vontade para serem consultados.

Mais de 10 mil reais retirados da contribuição sindical, para uma conta particular, cabe agora a direção estadual do SindSaúde dizer que não sabia, que não faz jogo com o Sr. Pulha Jatene, se não o faz por decisão política o faz por omissão, o que é pior!

Não cabe a Blog Dilacerado denunciar ao Ministério Público, que foi roubado foi o próprio sindicato da Saúde, e seus filiados, cabe a eles o poder da denúncia, ou explicar por que a Sr(a). Creliane Alves Nunes recebia em conta poupança esses recursos e cabe ao conselho fiscal do sindicato abrir um sindicância para saber das prestações de contas.

Devo informar que o maior embate contra o ex-secretário de saúde, era maior por que ele, recusou a continuar pagando essa excentricidade, e repassou os pagamentos diretos para a conta do sindicato estadual, como deveria ter sido feito desde o início!

A motivação política e mesquinha desses senhores e senhoras são piores que podemos imaginar, se houve recalque foi em relação ao não pagamento irregular que eles estavam recebendo, isso é apenas um dos motivos que levaram eles a fazerem o que fizeram.

Cabe a Policia Civil e ao Ministério Público Estadual prender os levianos acusadores do prefeito e a cadeia servirá para eles pensarem no que fazer, pois a depredação de patrimônio público e privado, além da violência contra a pessoa humana não podem ficar impunes!

No demais espero que o SindSaúde estadual possa romper com o governo Tucano e assim quem sabe possa se reconstruir em um nova base, não fazendo aliança com qualquer um em qualquer lugar, o corporativismo sindical têm que ter limites, esses erros políticos são típicos de uma canalha burocrata e sem perspectiva de luta, o que lamentamos profundamente, pois o Sindsaúde tem um longa história de luta e não pode ficar refém desse tipo de prática!


Marcelo Bastos.












quinta-feira, 17 de julho de 2014

PELO FIM DO MONOPÓLIO NOS TRANSPORTES DE BALSAS PARA O ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ!

A quem interessa o monopólio? Ao povo marajoara com certeza não, aos empresários e comerciantes locais, também não acredito, em nossa recente luta contra o aumento das taifas cobradas pela Henvil Transportes, e nos muitos debates, percebemos que a linha que trafega para o Marajó é mais que rendável, só quem não acredita nisso é o proprietário da empresa, que em todos os momentos estava reclamando de seus custos, mas antes a obviedade dessa informação, temos que avaliar o objetivo da existência desse monopólio, mas isso transformaria esse pequeno artigo em um texto longo por demasia.



Contudo, voltando ao nosso raciocínio, devemos visualizar a quantidade de veículos que nesse mês de julho ficaram, literalmente, a ver navios, no porto de Icoaraci, querendo uma vaga para chegar na ilha, mas não somente isso, o recente aumento barrado nas ruas e na justiça, implica em um explicação que tem que ser dada pelo governo do Estado, como pode uma empresa, explorando um serviço público, com toda a infraestrutura sendo cedida, ter prejuízo?

O Sr. Pulha Jatene está com a palavra, mas quantos vezes vamos ver o turismo em nossa região ser sabotado de forma tão vil e mesquinha?

Sem contar nos custos dos produtos da cesta básica, dos materiais de construção, dos materiais escolares e do preço dos combustíveis. Todos esses custos aumento com a logística de transporte para a região, cabe ao governo do Estado do Pará, discutir uma forma de subsídio para esses produtos por que acabam afetando o nível e a qualidade de vida de nossa população diretamente.

O que temos que construir para a população do lado de cá do Marajó é uma tarifa social, temos anos senso explorados por essas empresas que nada deixam para nós marajoaras, mesmo o poder público nos tem esquecidos por séculos, subsidiar um serviço que o estado deveria por lei oferecer, nada mais é que uma obrigação tardia a ser cumprida, oferecer subsídios para os itens elencados acima significa, dar dignidade para essa população!

Obviamente que isso deve ser parte de um conjunto de ações que possa integrar o Marajó ao desenvolvimento nacional, mas que possa pensar localmente, respeitando suas característica regionais e apontando rumo a biodiversidade local e a sua própria sustentabilidade, não é uma receita de bola e não pode ser apenas palavras bonitas colocadas lado a lado, tem que haver genuinamente um esforço coletivo de todos os níveis de poder, além é claro da mobilização da população local em construir canais de comunicação que possam refletir diretamente a opinião da ampla maioria do arquipélago.


Nisso o Movimento Acorda Marajó pode ter um papel decisivo, pois sua metodologia de luta privilegia o debate honesto, a organização do povo e o planejamento de ações a partir da nossa realidade local, hoje haverá uma reunião aqui em Soure para se começar a debate o fim do monopólio, apenas um passo, mas um passo necessário para se começar a discutir de forma séria e honesta, quem sabe assim podemos ter um Marajó com cidadania, dignidade e desenvolvimento sustentável.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

30 mil acessos, mas pouca política!

Nesses quase três anos de blog, o Dilacerado sempre teve o desafio de se um blog de cunho pessoal e direcionado a uma vanguarda militante, sendo direto e objetivo, não cabia a mim decidir o que publicar ou deixar de publicar, as incertezas da conjuntura política é que demandavam o que deveria ser ou não se escrito.


Confesso que não esperava chegar nesses números, confesso que minha escrita não é algo popular, ou mesmo, pedagógica, escrevo como disse anteriormente para pouco letrados na arte da política, pois é assim que a cartilha bolchevique me ensinou, a disputar a política em uma vanguarda, e nesse período apenas, como propagandista das teorias de Marx, Lénin e Trótsky, chegar a esse nível de acessos é surpreendente mesmo, quero agradecer a todos os nossos leitores, mas saibam que ainda é um blog pessoal, que apenas retrata minha opinião, seja ela política, filosófica ou econômica, podem apostar que nossa proposta é continuar incomodando os acomodados, e debater o que não é comum, mas desmascarar o óbvio e partir para o debate franco e honesto com os lutadores e comunistas que estão ainda hoje na luta política.

sábado, 12 de julho de 2014

Força Newton, outras lutas em outros palcos!

Não me recordo o dia em que o vi pela primeira vez, mas isso não é importante, mas sim o momento histórico. Ah! Esse sim eu lembro bem, era o ano de 1988, ainda não havia a Constituição, era o debate central na época e a sociedade acabando de sair de uma ressaca de mais de 24 anos de ditadura militar, almejava dias melhores, e foi assim que o conheci, o Sr. Newton Carlos Freire Pereira, sim o Newton, ele era um dos militantes que estavam no dia a dia do Colégio Lauro Sodré, eu já participava ativamente da vida política do colégio, em dois turnos na manhã e na tarde, pois eu havia participando da fundação da Associação de Alunos e ex-Alunos do Colégio Lauro Sodré, era diretor de Cultura, mas tinha limitações em suas ações, e nesse período a luta política era por tudo, até contra a absurda fila que erámos obrigados a enfrentar para entrar na escola, meninos de um lado e meninas de outro, até o uso obrigatório do uniforme, éramos jovens e cheio de sonhos!



Da turma que participou da chapa “Em Prol da Juventude”, lembro-me de cada um, de cada companheiro e companheira, de cada luta, aqui mesmo no blog já escrevi algumas histórias, como a morte de uma estudante que nos obrigou a fechar a Almirante Barroso, inaugurando uma forma de luta ainda comum hoje em dias na frente das escolas, o Newton ainda tinha cabelo, morava com a Avó no Cúrio, e trabalhava na feira, lembro que saia da educação física e ia direto comer frutas e jogar conversa fora.

Ele estudava a noite, fazia o primeiro ano do antigo segundo grau, e com ele tinha o Eliezer e o Afonso, Reginaldo e o Carlos, ainda tenho contato com todos, em maior e menor grau, com o Newton, e com o pessoal da tarde e da manhã, fundamos o Grêmio Estudantil Gisele Miranda, onde ele foi seu primeiro presidente. Ele foi para a marinha logo depois, sua namorada estava grávida de sua primeira Olga e depois disso apenas eventualmente nos encontrávamos, e fui um tempo depois para Brasília.

Depois da minha chegada de Brasília, após 14 anos fora do Pará, ele no mesmo dia veio me visitar, e depois disso já passamos por tantas coisas, tantos conflitos, tantas disputas, mas muita amizade, muito respeito e acima de tudo muita cumplicidade.

Quero deixar claro que nossa divergência em fazer política não está na forma, mas expressa em um conteúdo, sou comunista e ele socialdemocrata, eu sou Remo e ele Papão, nada é perfeito, eu fumo e ele nem bebe, enfim, mas conheço poucas pessoas com o caráter, com a honestidade e a profunda sinceridade do Newton, que beira as vezes a loucura, mas ele faz isso por que ele realmente acredita em um mundo melhor, ele é do PT, ainda do PT que quer sonhar por um mundo melhor, um mundo onde a fome, a miséria, as doenças e a guerra possa ser apenas lembrança de Museu.

Meu amigo, escrevo essa carta, com um profundo pesar, saibas que fará falta nessa prefeitura, que parabenizar pelo seu tempo a frente da Secretaria de Saúde de Soure, e se cometeu erros foram apenas administrativos, nunca houve na Secretaria de Saúde uma gestão mais honesta e dedicada a esse povo, sou testemunha dos teus sacrifícios, em que mais de uma oportunidade vi você tirando dinheiro do bolso até para comprar medicamentos, vou deixar o valores de lado, esse eu tenho certeza que nunca foi ou mesmo será importante, saia de cabeça erguida e com a convicção do seu esforço e dedicação!

Te desejo sorte nesse novo desafio, tenho certeza que és o nome certa para a tarefa que se agiganta, mas eu tendo divergências com a Unidade na Luta, devo confessar que dessa vez o grupo acertou em indicar seu nome para essa tarefa, boa sorte!

No mais sigo o caminho que sempre seguimos, mas em estradas diferentes, mas tenho certeza que vamos nos encontrar em outas lutas e em outros palcos, pois somos assim lutadores, nascemos assim, e tenho convicção que morreremos assim, na luta pelo Socialismo, mas fica o depoimento de quem o acompanhou em muitas jornadas, se fiz críticas, se o decepcionei em algum momento peço desculpas, saibas que tenho orgulho de ser lutado ao seu lado, e que poderá sempre contar com seu amigo aqui, saibas disso, boa batalha, e que a vida lhe proporcione a paz e a serenidade que mereces. Um forte abraço de seu amigo.


Marcelo Bastos.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Reajustar os ponteiros com inovação e participação popular.

No dia 03 de julho de 2014, foi o dia que se refez a justiça, depois de quase 30 dias, o prefeito de Soure, João Luiz Melo, vou reconduzido ao cargo, após votação na Câmara Municipal de Vereadores aprovou por 7 votos a favor e 1 contra, o encerramento do processo de afastamento do prefeito. 


Para se entender o caso, no dia 06 de junho passado, após um dia inteiro de manifestações em frente a prefeitura, que estava aberta ao dialogo, e após ser agredido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, que incitava a violência gratuita e generalizada, contra pessoas e contra o patrimônio público, com a clara posição oportunista de “tirar” o prefeito na marra! Esses senhores patrocinados pelo revanchismo eleitoral da última eleição municipal, onde reconduziu o companheiro João Luiz com 62% dos votos válidos para o segundo mandato no executivo municipal.

Contudo, estive em companhia do prefeito quando este recebeu o comunicado que tinha voltado ao cargo, vi em seu semblante uma serenidade e uma paz, que poucas pessoas carregam consigo, vi nele a preocupação em trazer políticas públicas capaz de dar respostas aos anseios do povo sourense, mas acima de tudo, vi um homem com à cabeça erguida, da mesma maneira que ele saiu no fatídico dia 06, do prédio da prefeitura.

O processo de afastamento de João Luiz foi à intenção de fazer a cidade ter um segundo turno das eleições municipais, mas certamente não foi somente isso, foi muito mais, foi o laboratório que a direita está construindo em todo país, tentando criar um clima hostil para o processo eleitoral que se avizinha, gerando desordem e caos, por estamos a beira de um processo golpista contra o Partido dos Trabalhadores, hoje é imperioso ter essa análise, pois ficar restrito ao processo eleitoral seria determinar nossa derrota histórica, abrindo espaço para um período de terror e de ditadura novamente.

Acuados, ameaçados e coagidos os vereadores de Soure votaram o afastamento temporário do prefeito, sob a ameaça de suas vidas e de suas famílias, que na noite anterior, foram agredidos em seu lar, os vereadores agora com mais serenidade, e com a proteção dos órgãos competentes reconduziram João Luiz a prefeitura, corrigindo uma distorção jurídica, política e histórica.

Queremos parabenizar os vereadores, todos sem exceção, mesmo a oposição, mas o momento agora não é de revanche, mas de construir a governabilidade para o bem de Soure, trazer todos para mesa de negociação e repactuar o município para que todos, repito, todos possam ser atores e diretores dessa nova página que devemos escrever. Cabe a polícia o papel de levar à justiça as pessoas que cometeram os crimes, isso não está, mas nas mãos de ninguém, apenas das autoridades competentes.

A cidade de Soure merece mais, temos que nos mobilizar de maneira positiva, para cobrar do Governo do Estado, do Sr. Jatene, que ele repasse ao município os recursos recebidos pelo Governo Federal para o recapeamento asfáltico da cidade, mas não é só isso, temos que cobrar do Sr. Jatene a construção de um Hospital Regional em Soure, pois o Hospital Municipal Menino Deus, é mantido a duras penas pelos repasses do fundo a fundo e pela própria prefeitura, que quase exclusivamente sobrevive do FPM, as conquistas da educação, do esporte, do lazer, da cultura, da habitação e do Turismo, enfim, de tantas e tantas ações do Governo João Luiz.

Diferenças em uma sociedade como a nossa é normal, o que não o é, e a construção de processos violentos que só se justificam pela ganância e arrogância dos derrotados nas últimas eleições, temos que aprender a conviver e superar isso, mas com um processo de construção coletivo, com respeito as opiniões contrárias e sem ofensas.



Quando o debate democrático deságua no grito e no xingamento alguma coisa está errada, tempos que aprender a conviver com o diferente, com a mesma paixão que convivemos com nossas famílias e amigos, respeito o espaço de cada um, mas sendo respeitado!

Ao companheiro João Luiz Melo, não estou aqui para lhe dar parabéns, mas me propondo a contribuir nessa nova etapa de seu governo, ao povo de Soure, tenho certeza que depois da vergonhas das ações de poucos, pois em nosso dia-a-dia, convivi com todos, mesmo os que têm críticas ao governo do PT no município, que não aceitavam essa postura de violência e de terror, está na hora de construir mecanismos de participação popular e diminuir o espaço entre as politicas públicas da prefeitura e o povo sourense.

Temos que aprender com os erros do passado, para construir no hoje um futuro melhor para todos!

Esse é o nosso desafio maior! Viva ao povo de Soure! Viva a democracia!