sexta-feira, 4 de julho de 2014

Reajustar os ponteiros com inovação e participação popular.

No dia 03 de julho de 2014, foi o dia que se refez a justiça, depois de quase 30 dias, o prefeito de Soure, João Luiz Melo, vou reconduzido ao cargo, após votação na Câmara Municipal de Vereadores aprovou por 7 votos a favor e 1 contra, o encerramento do processo de afastamento do prefeito. 


Para se entender o caso, no dia 06 de junho passado, após um dia inteiro de manifestações em frente a prefeitura, que estava aberta ao dialogo, e após ser agredido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, que incitava a violência gratuita e generalizada, contra pessoas e contra o patrimônio público, com a clara posição oportunista de “tirar” o prefeito na marra! Esses senhores patrocinados pelo revanchismo eleitoral da última eleição municipal, onde reconduziu o companheiro João Luiz com 62% dos votos válidos para o segundo mandato no executivo municipal.

Contudo, estive em companhia do prefeito quando este recebeu o comunicado que tinha voltado ao cargo, vi em seu semblante uma serenidade e uma paz, que poucas pessoas carregam consigo, vi nele a preocupação em trazer políticas públicas capaz de dar respostas aos anseios do povo sourense, mas acima de tudo, vi um homem com à cabeça erguida, da mesma maneira que ele saiu no fatídico dia 06, do prédio da prefeitura.

O processo de afastamento de João Luiz foi à intenção de fazer a cidade ter um segundo turno das eleições municipais, mas certamente não foi somente isso, foi muito mais, foi o laboratório que a direita está construindo em todo país, tentando criar um clima hostil para o processo eleitoral que se avizinha, gerando desordem e caos, por estamos a beira de um processo golpista contra o Partido dos Trabalhadores, hoje é imperioso ter essa análise, pois ficar restrito ao processo eleitoral seria determinar nossa derrota histórica, abrindo espaço para um período de terror e de ditadura novamente.

Acuados, ameaçados e coagidos os vereadores de Soure votaram o afastamento temporário do prefeito, sob a ameaça de suas vidas e de suas famílias, que na noite anterior, foram agredidos em seu lar, os vereadores agora com mais serenidade, e com a proteção dos órgãos competentes reconduziram João Luiz a prefeitura, corrigindo uma distorção jurídica, política e histórica.

Queremos parabenizar os vereadores, todos sem exceção, mesmo a oposição, mas o momento agora não é de revanche, mas de construir a governabilidade para o bem de Soure, trazer todos para mesa de negociação e repactuar o município para que todos, repito, todos possam ser atores e diretores dessa nova página que devemos escrever. Cabe a polícia o papel de levar à justiça as pessoas que cometeram os crimes, isso não está, mas nas mãos de ninguém, apenas das autoridades competentes.

A cidade de Soure merece mais, temos que nos mobilizar de maneira positiva, para cobrar do Governo do Estado, do Sr. Jatene, que ele repasse ao município os recursos recebidos pelo Governo Federal para o recapeamento asfáltico da cidade, mas não é só isso, temos que cobrar do Sr. Jatene a construção de um Hospital Regional em Soure, pois o Hospital Municipal Menino Deus, é mantido a duras penas pelos repasses do fundo a fundo e pela própria prefeitura, que quase exclusivamente sobrevive do FPM, as conquistas da educação, do esporte, do lazer, da cultura, da habitação e do Turismo, enfim, de tantas e tantas ações do Governo João Luiz.

Diferenças em uma sociedade como a nossa é normal, o que não o é, e a construção de processos violentos que só se justificam pela ganância e arrogância dos derrotados nas últimas eleições, temos que aprender a conviver e superar isso, mas com um processo de construção coletivo, com respeito as opiniões contrárias e sem ofensas.



Quando o debate democrático deságua no grito e no xingamento alguma coisa está errada, tempos que aprender a conviver com o diferente, com a mesma paixão que convivemos com nossas famílias e amigos, respeito o espaço de cada um, mas sendo respeitado!

Ao companheiro João Luiz Melo, não estou aqui para lhe dar parabéns, mas me propondo a contribuir nessa nova etapa de seu governo, ao povo de Soure, tenho certeza que depois da vergonhas das ações de poucos, pois em nosso dia-a-dia, convivi com todos, mesmo os que têm críticas ao governo do PT no município, que não aceitavam essa postura de violência e de terror, está na hora de construir mecanismos de participação popular e diminuir o espaço entre as politicas públicas da prefeitura e o povo sourense.

Temos que aprender com os erros do passado, para construir no hoje um futuro melhor para todos!

Esse é o nosso desafio maior! Viva ao povo de Soure! Viva a democracia!

0 comentários: