quinta-feira, 10 de abril de 2014

Sobre a saída do Professor Alfredo Costa da ALEPA.

Na última semana fomos surpreendidos com a Notícia que a Ação Cautelar nº 10806 (TSE), foi julgada procedente dando parecer favorável ao ex-deputado Chico da Pesca, pois o relator, ministro Henrique Neves, entendeu que não havia provas suficientes para cassar o seu mandato.

Não cabe aqui discutir as questões jurídicas que envolvem a decisão da referida corte pelo seu pleno, nem tampouco discutir as ações posteriores do Sr. Paulo Sérgio Souza, que nas redes sociais motivou sua saída do PT a atitude do Professor Alfredo Costa em contratar uma equipe de advogados de Brasília para acompanhar a Ação Cautelar.



Enfim, não cabe discutir a decisão do TSE, mas cabe lamentar profundamente essa decisão, não pelas questões levantadas pela cassação do Chico, nem tampouco pelas argumentações que o fizeram voltar.

O que quero deixar claro é o papel que o companheiro e professor Alfredo Costa teve nesse período que ficou na Assembléia Legislativa, um parlamentar de esquerda em nosso Estado dificilmente consegue atingir tantas conquistas como nesses quase dois anos de mandato. Poderia escrever linhas e linhas de sua ação como parlamentar, mas também não seria preciso, pois o que quero falar vai para além de suas próprias ações enquanto deputado.

O professor Alfredo Costa é um daqueles sujeitos raros, gente boa, mas acima de tudo um lutador convicto pela cidadania, pela educação, enfim, por uma sociedade mais justa, tive o privilégio de acompanhar ele em algumas jornadas, dentre elas posso falar com certa bagagem das Prévias do PT, que o escolheu para ser candidato a prefeito de Belém nas últimas eleições, um enorme desafio que ele enfrentou com coragem e bom humor, mesmo com tantas dificuldades na campanha.

Do mesmo modo tive a oportunidade de trabalhar em sua equipe de gabinete, durante alguns meses, mas a militância logo me mandou para outras tarefas, mas mantive a ligação com meu parlamentar e com o companheiro, que nos ajudou em vários momentos, como por exemplo, o apoio na luta pela manutenção dos preços das tarifas entre Belém e Camará, dando apoio ao Movimento Acorda Marajó, eu agradeço aqui em público sua valorosa contribuição.

Mas quem perde mesmo com essa “torpe” jurídica é o Estado do Pará, é sua população mais pobre e humilde, quem perde é a juventude que sonha com a Universidade, é o povo do Marajó que perde um combatente por dignidade e cidadania, são homens e mulheres que aprenderam que com o Professor Alfredo Costa que “educação dá vida aos sonhos!”.

Tenho que reconhecer no Professor Alfredo Costa um legítimo combatente dos Movimentos Sociais, da luta no Jurunas pela moradia, no Movimento Estudantil, sendo inclusive presidente do Grêmio Estudantil do Paes de Carvalho, no Movimento Sindical dos professores, enfim, sua trajetória está intimamente ligada à luta de seu tempo. Isso é um conquista de poucos.

O professor Alfredo Costa não foi julgado, apesar de ser parte interessada, mas foi condenado por sua atitude de ser um legitimo parlamentar de esquerda, de ser um legitimo defensor das causas populares, de ser um deputado alinhado com os movimentos sociais, o que o TSE fez foi cortar uma cabeça pensando da esquerda no Estado, mas isso não nós deterá, ainda seremos agentes da transformação social e tenho convicção que o professor Alfredo Costa estará ao nosso lado nessa longa caminhada.

Estaremos juntos nessa eleição, mas motivados, pois acreditamos que nossos sonhos podem se tornar realidade, Alfredo, nos ensinou isso, ribeirinho, nascido numa viagem de Barco no meio do rio, lutador social, Biólogo, professor, vereador e será deputado novamente, estamos acostumados com as batalhas e temos em sua liderança um exemplo de vida, juntos vamos continuar a caminhada rumo aos nossos sonhos.


Marcelo Bastos

10/04/2014.

0 comentários: