segunda-feira, 24 de junho de 2013

O MARAJÓ PRECISA DE MÉDICOS!!!


O arquipélago do Marajó, do ponto de vista econômico, é uma das regiões mais pobres do Brasil e tem necessidade urgente de médicos para atenção básica.




Aqui em Soure existem três equipes da estratégia da saúde da família em atividade (Bairro Novo, Matinha e Tucumanduba). No bairro do Pacoval outra equipe aguarda médicos para inscrição e inauguração do prédio.

Em janeiro de 2013, quando assumimos a secretaria de saúde verificamos que precisaríamos de pelo menos mais três médicos clínicos para completar o nosso quadro funcional. Desde então, estamos tentando contratar os profissionais sem sucesso. A dificuldade é encontrar médicos que aceitem trabalhar ganhando o valor repassado pelo Ministério da Saúde ao município; mesmo com uma complementação salarial oferecida com muito esforço pela prefeitura.

No início do ano, apenas uma médica estava atendendo na atenção básica; hoje são duas. Uma delas é natural do próprio município. Formada na Universidade do Estado do Para (UEPA) resolveu trabalhar em sua terra natal. A outra foi contratada via PROVAB.

A vinda de médicos e médicas estrangeiros para Soure não vai resolver todos os problemas que enfrentamos no sistema de saúde municipal, mas com certeza vai minimizar o sofrimento da maioria da nossa população que não tem acesso a outra forma de atendimento médico.

Newton Pereira
Secretário Municipal de Saúde - Soure/Marajó (PA), Vice-presidente do COSEMS-Pará, advogado, professor, Mestre em Teoria do Direito e do Estado pela UNIVEM-SP

0 comentários: